Balneário Rincão, no Sul do Estado, criado em 2013, é cheio de desafios. Nesta entrevista, o prefeito Décio Góes fala sobre os projetos para o município. E antecipa algumas ações para impulsionar a economia da cidade e aprimorar a formação profissional.
LOGOS–Quais são as dificuldades em administrar um município emancipado recentemente?
DÉCIO GÓES- Iniciar um novo município do marco zero é construir todas as leis, políticas públicas e estrutura (política, financeira, administrativa e física) necessária para dar conta das demandas e sonhos que levaram a população a lutar pela emancipação e constituição de um novo município. Criar tudo isso é fazer o mapa da cidade, promover todos os planos (Plano Diretor, Saneamento, Resíduos Sólidos, Projeto Orla, Habitação, Mobilidade Urbana), registrar o novo município em todos os órgãos, ministérios federais e secretarias estaduais, é ser reconhecido pela sociedade e construir uma unidade política local em torno do desenvolvimento sustentável do novo município. É uma tarefa muito difícil, desafiadora e motivadora.
LOGOS – Como gerenciar um município com oscilação tão grande de pessoas entre a alta e a baixa temporada?
DÉCIO GÓES- É mais um desafio, administrar um município de 12 mil habitantes, com uma população fiutuante dependendo da época, das condições climáticas e da programação durante a ano e, que, no verão, chega a cerca de 180 mil pessoas. São interesses e necessidades diferentes que precisam ser conciliados em busca de um desenvolvimento que beneficie a todos, com a geração de emprego e renda, alternativas de negócios, infraestrutura urbana e turística em concordância com a preservação de um meio ambiente especial: são 13,6 km de orla marítima, dunas, sete lagoas de água doce e colinas de uma beleza imensa.
LOGOS – Quais as ações previstas para incentivar a diversificação econômica da cidade?
DÉCIO GÓES- Estamos preparando a lei de incentivos econômicos, bem como as legislações que disciplinam o uso das águas, solo urbano e rural, para construirmos um marco jurídico seguro aos investidores; investimentos em educação e, paralelamente, a construção de parcerias e motivação para cursos de formação profissional. Também estamos desenvolvendo projetos para dotar o município da infraestrutura adequada para o desenvolvimento. Balneário Rincão: o desafio de construir um municípioNum futuro, que espero próximo, imagino uma cidade-jardim, com o turismo, veranismo, eventos e lazer como carro-chefe da economia, com comercio e serviços bem preparados, indústria, agricultura e pesca sintonizada com toda cadeia produtiva local, atraindo hotéis, pousadas, clínicas, universidades, centro de eventos, muitas atividades pesqueiras e náuticas entre outras. Imagino um paraíso melhor do que atualmente.
LOGOS – Qual a estratégia utilizada pela prefeitura para captar recursos financeiros para execução dos projetos municipais?
DÉCIO GÓES- Agora que começamos a ter condições de contratar empresas para nos ajudar a desenvolver projetos e para captar recursos nos governos Estadual e Federal. A Logos foi vitoriosa do processo licitatório e tem nos ajudado nessa tarefa essencial, nesse momento quando de tudo precisamos.