Política pública de educação com qualidade, o desao dos gestores

foto2O investimento em educação e a busca por uma educação de qualidade transformaram-se em discursos onipresentes.A preocupação com o tema já ultrapassou as discussões e análises acadêmicas e avança, principalmente, pelos meios de comunicação, a diferentes instâncias sociais.Em contrapartida, ao mesmo tempo em que é um tema relevante e de suma importância para o desenvolvimento do País, ainda são incipientes as investigações e estudos que verticalizem essas discussões no sentido de aprofundar as relações dos financiamentos estatais com a abrangência e a amplitude das redes municipais de ensino.

No cenário atual, educação básica no Brasil, em sua maioria, é financiado por dividendos estatais, oriundos do pagamento de impostos, taxas e contribuições. No caso dos municípios, os recursos podem ser derivados da sua própria arrecadação, ou ainda de cotas por parte de impostos federais e estaduais, além de transferências derivadas de programas específicos estabelecidos por leis.

Assim, as discussões referentes ao financiamento público em educação é tema de diversos debates, vindo à tona a todo o momento em que se discutem políticas públicas, sejam elas de Estado ou de Governo, focais ou universais. Sempre que são discutidas propostas ou alternativas para uma educação de qualidade, a questão do nanciamento ganha destaque. Nesse sentido é preciso debater: Qual o montante necessário para que se garanta uma educação pública de qualidade? Caso esse valor seja atingido, poderá por si só garantir uma educação de qualidade?

Toda essa inquietação está inserida no contexto cotidiano dos municípios, principalmente daqueles que dependem quase que exclusivamente dos recursos de outros entes para o investimento e a manutenção da educação básica. Disponibilizar uma educação de qualidade aos munícipes em sido um desao recorrente. A busca de recursos suplementares é exigência permanente dos municípios.

Construir e oferecer uma política pública de educação básica de qualidade, com recursos suficientes, só será possível com planejamento, gerenciamento dos projetos e a dedicação de profissionais abnegados focados neste objetivo maior, com apoio de gestores comprometidos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>